É um grande desafio para a juventude viver a castidade até o matrimônio, a chamada "castidade da juventude". Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a castidade "significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal". É uma vivência que, aliada à ordenação dos desejos, torna-nos sempre mais semelhantes a Cristo, conduzindo-nos a uma busca pela santidade de maneira responsável.
No contexto, no qual o jovem vive a sua sexualidade, eles são incentivados a todo o momento, e por diversos meios, à busca pelo prazer a qualquer preço, resultando na prática de relações sexuais pré-matrimoniais, também conhecida como fornicação.
Há os que buscam o sexo por "aventura" ou uma relação sexual "ocasional", tipo de envolvimento que ocorre quando o jovem, na busca pelo prazer, numa simples experiência pessoal e prazerosa, faz da outra pessoa um objeto de satisfação momentânea.
Trata-se daqueles encontros que, de modo geral, acontecem em bailes, festas, na rua, em casas de prostituição ou mesmo dentro do namoro. Em todos os casos, trata-se de um modo de satisfação momentânea, uma busca irresponsável pelo prazer, pois ainda não existe um compromisso amadurecido. Outra forma de praticar o ato sexual que vai totalmente contra os preceitos da Igreja está presente na relação sexual "extramatrimonial": o adultério.
Qualquer que seja o propósito dos que se envolvem em relações sexuais prematuras, ainda que realizadas com sinceridade e fidelidade, por si só, não é o meio mais adequado para garantir a relação interpessoal verdadeiramente honesta entre um homem e uma mulher e para protegê-los contra os devaneios, as fantasias e os caprichos das paixões. Portanto, a Igreja convida os noivos a viver a castidade na continência. Só assim serão exemplos de um amor verdadeiro e honesto.
Por Padre Mário Marcelo Coelho – SCJ
Adaptado por Gustavo Lima
Grupo Oração Jovem Deus é 10/ Católica Jovem
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
é uma grande verdade tudo que se fala neste texto , a necessidade de estar em, Deus para viver uma castidade é preciso .
ResponderExcluirsomente os corajosos tem esta atitude ..
ficou linda essa matéria *-*
ResponderExcluir